sexta-feira, 2 de março de 2012

Deputados do PSDB impedem Sindicato de falar em audiência sobre pane na Linha 4



Mesmo sendo convidado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a pane que ocorreu na Linha 4-Amarela no dia 3 de outubro de 2011, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo foi impedido pela base do governo Alckmin de falar na audiência, realizada no dia 29 de fevereiro.

Na verdade, o que ocorreu foi uma manobra para proteger o presidente da ViaQuatro Luiz Valença, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos que, segundo o governo estadual, iria apurar a pane com rigor.

Coincidentemente, no mesmo dia da audiência ocorreu uma falha elétrica que paralisou a circulação na Linha 4 por quarenta minutos. E, ao invés de reconhecer seus erros, a ViaQuatro emitiu nota oficial culpando os usuários pela paralisação do sistema.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo representa trabalhadores que com muito profissionalismo e dedicação operam um dos sistemas mais complexos do mundo. Possuímos uma experiência que poderia esclarecer tecnicamente as verdadeiras causas da pane, suas consequências e demonstrar os erros primários que foram cometidos pela ViaQuatro no dia 3 de outubro.

Mas os deputados da base do governo Alckmin (PSDB) preferiram defender os interesses das empreiteiras que fazem parte do consórcio do que ouvir os questionamentos dos que estão realmente preocupados com a segurança e direitos dos usuários do sistema de transportes sobre trilhos em São Paulo.

Repudiamos este comportamento da base de apoio do governador na Assembleia Legislativa. Mas, sinceramente, não nos causa surpresa. Afinal, de um governo que está se especializando em reprimir a luta do povo pobre, cujo exemplo mais gritante foi o massacre do Pinheirinho, em São José dos Campos, é de se esperar que queira censurar uma entidade sindical.

Mas o Sindicato dos Metroviários não se intimidade com este tipo de ação truculenta e antidemocrática. Continuaremos nosso trabalho de esclarecer a população de São Paulo sobre o quanto a iniciativa privada é ineficiente para operar um sistema de porte, já que seu único objetivo é o lucro.




 A Assembleia Legislativa de SP deveria ser uma casa democrática, não!?
Mas simplesmente  não ouviu a versão de uma entidade representante de trabalhadores metroviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário