sábado, 10 de março de 2012

AFFF - Associação dos Famosos Frasistas de Facebook


  Frases do Facebook não mudam o mundo... e nem as pessoas!

 A maioria dos usuários das redes sociais, compartilham imagens, frases e notícias sem se preocupar com a veracidade da informação ou com a verdadeira autoria da publicação.


 Pesquisando na net, não foi possível comprovar se a frase sobre os livros que não mudam o mundo é de Mário Quintana (um dos maiores poetas brasileiros e nascido em 1906), de Caio Graco (político romano que viveu de 154 até 127 a.C segundo a wikipedia - fonte bem insegura aliás) ou até mesmo de alguma outra figura histórica.
 Em alguns fóruns rolam, inclusive, brigas entre internautas pela atribuição da frase à sua personalidade favorita. Outros, pasmem, acusam Caio Graco de ter plagiado o pensamento de Quintana, mesmo com o fato do primeiro ter falecido 22 séculos antes do poeta e jornalista gaúcho ter nascido!

 Escritores famosos são, constantemente, vitimas de atribuições indevidas na internet. Frases motivacionais, críticas sagazes, anedotas irônicas e mensagens românticas se proliferam com supostas autorias de celebridades literárias do calibre de Fernando Pessoa, José Saramago, Shakespeare entre outros. 
 É conhecido um texto-desabafo sobre a futilidade do Big Brother Brasil "escrito" pelo Luis Fernando Veríssimo. Porém, uma leitura mais atenta, logo detecta que as linhas não possuem o genial sarcasmo característico do autor de Ed Mort e do Analista de Bagé. E para não pairar dúvidas, algum tempo depois, o próprio Veríssimo desmentiu a autoria.
 Escrever Clarisse Lispector após alguma frase aleatória, talvez seja o artificio mais eficiente para difundir uma mensagem qualquer. O brilhante Blogs do Além de Vitor Knijnik possui a resposta da "própria" escritora ucraniana/brasileira sobre o problema com textos apócrifos

 Outra modalidade de sensacionalismo, comum nas redes sociais, é a distorção de imagens reais para uso em histórias fictícias ou de difícil comprovação.


 A imagem ao lado mostra um soldado chorando copiosamente para ilustrar a... ãh... fantástica estória de um recruta que não sabendo dirigir conduziu um jipe sem motor através da sua fé.

 Como pode-se ver, essa postagem passou a ser compartilhada por muitas pessoas.

 Mas questionamentos acerca do depoimento à parte, o que a imagem omite é a informação de que o militar chorão se trata do tenente do Exército Vinícios Ghidetti, acusado de participar da morte de três moradores do morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro, em 2008.


 No geral, a mídia já contém muita manipulação, e a internet com sua incrível capacidade interativa nos permite transpor à posição de espectador para podermos divulgar nossos penamentos, ideias variadas e inverdades oportunas.
Portanto, fique sempre atento para não ver a piroca do Juca pensando ter lido a peruca do Joca, por aí.


* Essa postagem foi uma contribuição de Marilena Chauí, Paulo Coelho e Nelson Ned, especialmente para o Desacatho Online!

Nenhum comentário:

Postar um comentário