terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Linha 4-Amarela: Absurdos até na propaganda!

Trabalho mal-feito. Com o photoshop e com o dinheiro público.


 A imagem acima é de um painel publicitário realizado pelo Governo de S. Paulo para anunciar a então recém inaugurada estação Pinheiros da Linha 4-Amarela. Sim, a estação cujas obras em 2007 foram marcadas pelo acidente da cratera que, lamentavelmente, matou sete pessoas.

 A Linha 4-Amarela é uma Parceria Público-Privada. E que concessão!! O governo arcou com 70% das obras e o grupo privado, liderado pelo grupo CCR, bancou 30% com um financiamento do BNDES!!! A CCR vai operar a Linha 4 por 30 anos e tem garantido por contrato lucro equivalente a 700 mil usuários por dia com a diferença paga pelo governo caso não seja atingido essa projeção de demanda!!

 O grupo CCR tem a certeza de lucros com essa concessão. Reduz o quadro de funcionários, terceiriza e paga salários baixos para os trabalhadores, afim de aumentar ainda mais seus ganhos.

 E os gastos, inclusive os relativos a propaganda ficam a cargo do governo estadual, que já dedica muito dinheiro público para induzir uma imagem de transporte eficiente, moderno e dinâmico à empresa privada ViaQuatro.

 Nesse anúncio da estação Pinheiros, o responsável pelo projeto gráfico demonstrou como se preocuparia com os deficientes físicos, ao colocar um totem bem em cima do piso tátil. É mais ou menos como o governo do PSDB vem se preocupando com os usuários de transporte público em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário